Lívia Mattos


Lívia Mattos antes de tocar sanfona, iniciou sua carreira artística como circense, e que inevitavelmente leva para os palcos dos seus shows a bagagem de quem aprendeu a estar em cena no picadeiro, com todos seus cuidados cênicos - figurino, atuação, roteiro e cenário – componentes elementares de um trabalho que afasta de si o óbvio e os aprisionamentos, e aproxima de si linguagens artísticas.

Vem desenvolvendo seu trabalho pelo Brasil afora, principalmente na cena musical baiana e paulista, mostrando a sua musicalidade influenciada pelo circo, pelo nordeste, pela cidade e pelo mar, conectada com os trânsitos que essas referências proporcionam.

Em sua trajetória, já teve seu primeiro CD demonstrativo (demo), produzido por Oswaldinho do Acordeom, em 2008. A sanfoneira também circulou nos projetos Catarse e Virada Cultural no SESC Pompéia (SP-2009), tocando com a Orquestra Heart Breaks, acompanhando Fafá de Belém, Siba, Zeca Baleiro, Edgar Scandurra e Bernard Fine; e em maio de 2010, na Virada Cultural de São Paulo, com a performance “Sanfona Aérea”, tocando pendurada por uma tirolesa a cerca de 50m de altura, e com o pocket-show “Sanfona solo”.

Paralelo ao seu trabalho solo, Lívia Mattos fez participações em shows de artistas como Dominguinhos e Chico César – com quem vem atuando em shows pelo país e turnês pela Europa e América Latina.